Equipamentos e suas Funções


O Fresnél é um dos mais antigos refletores em atividade, fundamental em teatros, tv e cinema, por obter uma luz semi-difusa ele garante uma melhor resposta em gravações em geral.
Em teatro é muito usado para compor luzes gerais, contra luzes e luzes cenográficas.
A potencia do fresnél vai de 100 a 20.000 watts, os fresnéis de 500 e 1000 watts normalmente são usados para teatro e os acima de 2000 watts são mais aplicados em tv e cinema.
Sua voltagem 220 volts
Sua lampada t19
Possui um parabólico interno de aluminio puro (alzac) que garante uma melhor resposta e emissão de luz.
Projetor com lente plano convexa - 1 KW.
Com corpo de chapa de ferro, parabólico de alumínio puro (alzak) com tratamento especial e lente boro-silicato ø 150 m/m
Spot 55,100 Lumens
Ângulos: Field 12º,Beam 9º
Flood 5.500 Lumens
Ângulos: Field 73º,Beam 67º
Dimensões ;L 260mm, A 300mm, C 360mm
Peso : 5.2kg 
Muito usado em teatro, o refletor pc ( lente plana convexa) é usado básicamente para compor luzes gerais, contra luzes e em espaços pequenos é excelente para a composição de um foco direto por permitir focos mais abertos que os tradicionais elipsoidais e uma luz mais concentrada que o fresnél. Igualmente ao fresnél, ele permite um ajusto de foco traseiro e possibilita tambem o uso dos "bandôs".




O Elipsoidal é um refletor 220 volts com ajuste de foco ( e em alguns casos usado para compor luzes gerais, laterais e contra luzes) no caso dos elipsoidais ETC possuem parabólicos interno feito de espelhos que garantem assim uma maior potencia na emissão de luz, normalmente usado em teatros, shows e eventos.
Sua caracteristica principal é a emissão de um foco direcional em curtas e longas distancias
Esse equipamento acompanha porta gobos, iris e facas de recorte.
Porta gobos = usado para um efeito de projeção com imagens e desenhos
Irís = usado para um ajuste de foco em uma relativa distancia do alvo a ser iluminado, quanto mais distante em relação ao palco mais se fecha a irís, quanto mais próximo em relação ao palco  mais se abre a irís.
Facas = são 4 e encontram-se nas laterias esquerda e direita e na parte superior e inferior do equipamento, usadas normalmente pra compor um recorte de luz( tipo luz quadrada, retangular etc, etc, etc) 

As lâmpadas pares 64 foco 1, 2, 5 e 6 são normalmente usadas em teatro e shows.
São compostas de um parabólico próprio interno, por isso a origem do nome par ( parabólico aluminium reflector) encontradas em 110 e 220 volts a emissão de luz é de 1000 watts, no caso das lampadas 110 é nescessário o uso de um acessório chamado de série que interliga 2 lâmpadas de uma vez, para serem usadas em sistemas 220 volts.
A caracteristica principal da lâmpada par 64 foco 5 é o seu uso em composição de luzes gerais, contra luzes, luzes laterais nos casos de espetáculos de dança, muito adequada no uso a curta distância no caso de gerais e contra luzes pela sua maior abertura de foco em relação as lâmpadas foco 1 e foco 2.
A caracteristica principal da lâmpada par 64 foco 2 também é uso na composição de gerais, contra luzes e luzes laterais nos casos de espetáculos de dança, muito adequada no uso a longas distâncias nos casos de gerais e contra luzes pela sua média abertura de foco em relação as lâmpadas foco 1 e foco 5.
A lâmpada par 64 foco 1 é mais usada como contra luzes em shows, seu facho concentrado proporciona um maior direcionamento de luz dando assim um maior desenho de contra luzes quando usado junto com fumaça, pelo fato de seu facho (emissão de luz ) ser concentrado, em alguns casos pode se aplicar a foco 1 em cenogràfias que não exijam muita abertura e dispersão de luz.


Set Light é um refletor usado em teatro e iluminação de jardins ( ou de uma areá que necessite de muita abertura de luz)
Sua lâmpada halógena ( palito) pode ser encontrada em 150,300,500 e 1000 watts tanto longas como curtas.
No caso específico em teatro é muito usado para a pintura de cicloramas brancos, em alguns casos dependendo do tamanho pode ser usado como luzes de chão e até como luz de serviço.






 

A lâmpada dicróica pode ser encontrada em 110, 220 volts e 12 volts (neste caso é nescessário o uso de um tranformador).
Seu uso é mais comum em exposições fotográficas ou exposições de obras de arte.
Também é um refletor de parabólico próprio da familia das lâmpadas pares.




A  lâmpada source four ETC é a evolução das famosas lâmpadas par 64.
Usado básicamente para os mesmos efeitos de luz das lâmpadas pares 64.
Diferentemente da lâmpada par ele possibilita a troca de lentes no próprio refletor, tendo assim a opição de um único e mesmo equipamento ser transformado em foco 1,2 ou 5
Esse equipamento possui a sua volta um anel que possibilita o giro do foco de luz ( vertical ou horizontal).
Sua lâmpada hpl  220 volts é encontrada em 575 ou 750 watts, mas seu parabólico de espelho garante ao surce four uma maior resposta de iluminação em brilho e potencia de luz.







 Mini brut é um refletor 220 volts, muito usado em shows para iluminação de grandes platéias, pode ser encontrado no modelo com 2, 4 ou 6 lâmpadas.













O loco light é um refletor da familia das lâmpadas pares por obter um parabólico próprio, normalmente encontrado como foco 1, é um refletor 12 volts que nescessita de um trafo ( tranformador) para 110 ou 220 volts.
Muito usado em teatro para pequenas pontuações de luzes ou até mesmo como um determinado efeito de contra luz pelo seu facho muito concentrado.
Pode ser usado em alguns casos em cenários que nescessitem de um facho concentrado de iluminação.








É um equipamento 220 volts, em alguns casos com uma lâmpada a gás não dimerizada, encontrado nas potências entre 1200 e 2500 watts
Sua lâmpada hmi garante uma maior potência e resposta.
Normalmente usado em shows e palestras para o acompanhamento e destaques de artistas ou palestrantes.
Sua operação manual nescessita de um operador específico que acompanha o artista nos seus movimentos.
Esse equipamento na maioria das vezes acompanha uma íris e um conjunto de porta gelatinas.








Esse equipamento é a evolução total das lâmpadas pares, muito usado em shows e gravações de dvds, é um refletor que não nescessita de gelatinas coloridas por obter uma combinação de leds rgb e em alguns aparelhos é possivel  encontrar alem do rgb uma combinação de leds brancos.
Encontrado nas cores primarias vermelho, azul e verde ( e em alguns aparelhos os leds brancos), possibilita ua combinação infinita de cores.
É um equipamento totalmente digital comandado via endereçamento e  dmx 512.
Esse equipamento normalmente é usado entre 5 e 8 canais de endereçamento dependendo do modelo e também tem o efeito de strobo e troca de cores.
Os mais usados são os de led com 1 watt e 3 watts de potência.
Um equipamento de baixo consumo de energia elétrica, trabalha independente dos sistemas de dimmer nescessitando apenas de uma fonte de enrgia 220 volts e um cabo de sinal dmx 512.





 O mooving led tem as mesmas caracteristicas da par led, os mesmos comandos de endereçamento e via dmx 512 mas com a possibilidade de pan e tilt que dão movimetos ao aparelho.
Seu uso na maioria das vezes é especifico em shows e gravação de dvds.












O mooving head spot é um aparelho 220 volts para efeitos de movimentos de luzes.
Usado principalmente em shows, programas de auditórios e gravações de dvd, é um equipamento composto por discos de gobos ( imagem), discos de cores, efeito de strobo, pan e tilt, prisma, troca de cores, shutter, abertura de foco, ajuse de focagem, troca de gobos, etc, etc, etc.
Um equipamento totalmente digital comandado via endereçamento e via dmx 512.
Encontrado nas potências, 250, 500, 575, 700 e 1200 watts.
Os moovings heads são a evolução dos mooving lights ( aparelho que tem sua emissão de luz através de espelhos.)
O mooving head abrange uma area maior do que os mooving lights pelo fato de sua cabeça ter um giro de 360 graus ao seu redor, diferentemente dos aparelhos que nescessitam de espelhos.
Sua lâmpada a gás impossibilita o uso do equipamento em sistemas dimerizados, nescessitando assim de uma fonte direta 220 volts.



Os mooving heads wash acompanham básicamente as mesmas caracteristicas dos heads spot, com um detalhe, os mooving head wash são um equipamento com a única finalidade, a de colorir, com um sistema rgb interno esse equipamento possibilita uma infinidade de cores podendo tambem ser usado como strobo, não acompanha discos de gobo, prisma e focagem.
Esse equipamento 220 volts também é encontrado nas potências de 300, 600 e 1200 watts e sua lente é parecida com a lente fresnél, o que garante uma luz difusa e mais abrangente podendo tambem ser usado como efeito de cenográfias.










 Esse refletor também é da familia das lâmpadas pares por também ter seu parabólico interno próprio, muito usado em shows,  encontrado básicamente como foco 1 sua única finalidade é o efeito de fachos de contra luzes, nomalmente são encontrados em 110 volts, nescessitando assim do uso das séries.